Grupo de jornalismo popular e alternativo da USP lança revista

O Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (Alterjor) da USP, formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais da área, acaba de lançar uma revistar digital sobre o tema. O lançamento oficial da Alterjor será realizado no dia 17/09, às 15h, no Auditório Freitas Nobre, na ECA – USP.
A revista reúne reportagens, artigos, ensaios e perfis sobre a imprensa alternativa. A Alterjor é editada pelos professores Luciano Maluly e Dennis de Oliveira, ambos do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA. Os interessados pelo tema podem enviar textos para publicação no
site da revista.As recentes normas adotadas pela
Folha de S.Paulo e TV Globo no uso de redes sociais por seus jornalistas causam polêmica. Na última semana, os dois veículos divulgaram, em comunicados internos, regras para o uso de blogs, Twitter, e outras redes sociais.
A Folha determinou que seus profissionais sigam os princípios do projeto editorial, “evitando assumir campanhas e posicionamentos partidários”. O veículo também exige que os jornalistas não divulguem conteúdos de colunas e reportagens exclusivas, restritos a assinantes, na rede. A TV Globo também estabeleceu normas semelhantes aos seus funcionários, vedando a divulgação de informações institucionais e o uso de redes sociais vinculadas a outros veículos de comunicação sem prévia autorização da emissora.
O que é visto como um cerceamento da liberdade de expressão para uns, é visto como uma questão ética por outros. Bruno Rodrigues, especialista em mídias digitais, concorda com a medida adotada pelos veículos. “Esse comportamento faz parte do trabalho profissional. Discordo quando dizem que é uma forma de limitar a liberdade de expressão. Quando um jornalista cobre algum assunto para a Folha, por exemplo, o jornal tem total direito nesse caso. Se for um trabalho particular, uma investigação própria, aí é outra coisa”.
O professor de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, pós-doutorado em comunicação e Tecnologia, Walter Teixeira Lima Júnior, acredita que o caso seja algo muito novo e analisa o ponto de vista das empresas e dos jornalistas. “Tudo o que você vai falar vai para o bem ou para o mal da empresa. A preocupação do veículo é que eles têm concorrentes. Tudo isso é muito novo, tanto jornalistas como empresas estão aprendendo como conviver”.
Apesar de enxergar as razões das empresas, Lima acredita que o jornalista também tem voz fora do veículo e o direito de expressar sua opinião fora de seu período de trabalho, mesmo de um assunto que tenha coberto. “Os veículos não podem limitar a liberdade do individuo. É como no passado, o jornalista escrevia a matéria, saía da redação e depois ia às ruas, era ativista”, conclui o jornalista, que enfatiza que o profissional também deve ter responsabilidade sobre o que fala.
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