Diretores apontam benefícios e desafios de agências segmentadas e generalistas!Profissionais de quatro agências falam dos benefícios e desafios

Profissionais de quatro agências falam dos benefícios e desafios de assessorias especializadas em um segmento e das que atendem vários setores. A opção do empreendedor traz altos e baixos, como versatilidade, referência setorial ou, por outro lado, concorrência do mercado de agências de comunicação ou limitação no número de clientes.
Agências segmentadas“Um dos benefícios de uma agência segmentada é que você é reconhecido como especializado no segmento, é visto como referência, além de poder dar um atendimento direto. No nosso caso, atendemos a maioria de nossos clientes pessoalmente”, afirma José Carlos Secco, diretor da Secco consultoria de comunicação, que atende o setor automotivo.
O presidente da ZDL, Doro Jr, especializada em esportes, concorda com Secco. “O primeiro benefício é o contato direto com esse segmento, com a imprensa. Sou recebido por essa imprensa de uma maneira mais aberta. Além disso, acabamos sendo uma agência de notícias, com informações privilegiadas do setor”, explica.
Entre os desafios, Secco destaca a limitação do mercado, já que a assessoria, como a maioria, não atende clientes concorrentes. “Isso é um limitador. Vem me procurar um cliente concorrente de algum que já atendo, aí eu indico para outra assessoria e explico o motivo”.
Para Doro Jr, especificamente, existe uma limitação de veículos e espaço na mídia esportiva. “Nosso desafio diário é a batalha para conquistar o pouco espaço que existe na imprensa esportiva”, declara.
Agências generalistasPara Rodrigo Vieira, diretor da d&a Comunicação, atuar em várias pautas é o principal benefício de atender diversos setores. “Temos uma estrutura multieditoria, para trabalhar sob vários ângulos. Isso abre diversas possibilidades. Podemos inserir o cliente em várias editorias, diferentes da principal do cliente”, explica.
O presidente da CDN, João Rodarte, defende que a versatilidade seja um dos pontos altos. “Como clientes grandes demandam soluções sofisticadas e integradas, só uma agência com várias expertises dos segmentos do mercado consegue encontrar em seu grupo de trabalho respostas para esses problemas mais complexos, agregando cada vez mais experiência para estas equipes”.
Como a maioria das agências de comunicação atua como generalista, os profissionais concordam que a concorrência do mercado é um dos desafios dessas empresas. “Nesse caso temos que nos diferenciar no mercado, investir em tecnologia e fortalecer a assessoria como uma ferramenta estratégica”, afirma Vieira.
Rodarte acredita que atuar em diversos setores é um desafio que deve ser superado com novas ferramentas. “Falamos tanto de agências de Publicidade quanto de comunicação que estão procurando complementar suas linhas de serviços, suas ferramentas e a maneira de apresentar soluções integradas para os clientes e não necessariamente querem ser identificadas como especialistas de determinado serviço. O cliente quando traz à CDN uma questão, para qual apresentamos uma solução que envolve diversas ferramentas, áreas e procedimentos de comunicação, falamos de um trabalho que está aqui, de soluções encontradas em conjunto”, declara.
Principais benefícios e desafios apontados pelos profissionais:
Benefícios
Agência segmentadaExclusividade (informações privilegiadas do setor) Referência para jornalistas do segmento Especialistas como referência para o setor
Agência generalistaMaior possibilidade de número de clientesInserção de clientes em diversas pautas (versatilidade)Menos embate entre clientes concorrentes
Desafios
Agência segmentadaMercado limitado (número de clientes)
Agência generalistaGrande concorrência do mercado de comunicação (número de agências)

Fonte: http://www.comunique-se.com.br

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