Comissão do MEC entrega proposta de revisão dos cursos de jornalismo

A Comissão do Ministério da Educação (MEC), formada para discutir mudanças nos cursos de jornalismo, fez nesta sexta-feira (18/09), a entrega oficial do relatório ao ministro Fernando Haddad. A proposta sugere a separação da graduação em comunicação social, aumento da carga horária do curso, estágio obrigatório e supervisionado, além da criação de eixos pedagógicos.
O ministro ressaltou que mesmo o diploma não sendo obrigatório, a questão é pertinente. “Sendo ou não obrigatório, o curso deve passar por uma revisão de diretrizes. E não sendo obrigatório, torna mais importante a revisão diante da conexão estreita da profissão com a democracia, com a função de informar a população”, afirmou.
A proposta da comissão é aumentar a carga horária da graduação de 2,8 mil horas para 3,2 mil horas durante os quatro anos de curso. Desse período, a comissão sugere que 200 horas sejam de estágio obrigatório em veículos de comunicação. O relatório incentiva as universidades a firmarem convênios com as empresas de jornalismo. “Seria um estágio conveniado entre o curso em uma empresa. Podem ser até ligadas a faculdade, mas não podem ser projetos experimentais”, afirmou José Marques de Melo, que preside a comissão.
Segundo Melo, a proposta valorizará a graduação em jornalismo, formando profissionais mais bem preparados. “Os jornalistas que se formarem com essas novas diretrizes serão mais eficazes em relação às necessidades da sociedade e das empresas”, afirmou.
A proposta seguirá para o Conselho Nacional de Educação, mas ainda não tem data para aprovação. O relatório da comissão está disponível na
página do MEC.
Com informações do G1 e Último Segundo.
Fonte: hhtp://www.comunique-se.com.br
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s