Ombudsman da Folha defende queda do diploma

O ombudsman da Folha de S.Paulo, Carlos Eduardo Lins da Silva, defende a não obrigatoriedade de graduação em Jornalismo para o exercício da profissão. “Acho que não tem necessidade de quatro anos para ser jornalista. É bom fazer jornalismo, mas não que isso deva ser imposto”, declarou na “Sabatina na Folha”, evento realizado nesta segunda-feira (21/09), em São Paulo.
Lins defendeu autorregulação da imprensa. “O jornalistas são muito arrogantes e prepotentes, não gostam de ouvir críticas. Ou os jornais se autorregulam para melhorar ou eles vão ser regulados por alguém, e vai ser muito pior para todos”.
Uso de redes sociaisA recente polêmica sobre o uso de blogs e Twitter pelos jornalista da Folha também foi tema do debate. “Para mim a decisão é legítima em parte, já que o veículo tem direito sob a informação exclusiva, que o jornalista apurou. Também acho que os jornalistas não devem manifestar suas opiniões partidárias, isso pode interferir muito em seu trabalho. Mas um jornalista político não pode falar sobre futebol, sobre nada?”, indagou Lins, que já havia
questionado a iniciativa em sua coluna.
Sobre as novas tecnologias, o jornalista defende uma reformulação no modelo, o que chama projeto Folha para o século 21. “Não vejo sentido nenhum em uma manchete depois de 24 horas que o fato já aconteceu, e todo mundo leu na internet, como foi o caso do avião da Air France”, conta Lins, que acredita que os jornais sobreviverão, assim como rádio e TV sobreviveram e encontraram seus nichos.
No evento, o ombudsman respondeu perguntas da platéia e foi entrevistado por Marcelo Coelho, colunista da Folha; Eleonora Gosman, correspondente do jornal argentino Clarín; Verónica Goyzueta, correspondente do espanhol ABC; e Eugênio Bucci, professor da ECA-USP e colaborador de O Estado de S. Paulo.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s