Jornalistas divergem sobre o impacto do iPad na mídia impressa

O novo lançamento da Apple, o iPad, que promete ter um forte impacto no mundo editorial e na mídia impressa, causa divergências entre jornalistas especializados em tecnologia e mídias digitais. O produto traz recursos próprios do iPhone e dos netbooks. Com uma tela de dez polegadas, é possível ler jornais e livros. A diferença com o Kindle, da Amazon, é que o iPad permite navegar na internet, ver vídeos, jogar, escrever e armazenar arquivos, como um computador.
Para Cora Rónai, editora da Revista Digital, do jornal O Globo, o aparelho não pode resolver os problemas da imprensa. “Por enquanto pra mim é marketing, o que a mídia impressa precisa é se tornar rentável online. Eu não sei se as pessoas vão mesmo usar o Kindle ou iPad, eu vejo o celular mais com esse papel. Não sei como, mas a longo prazo, os celulares podem desempenhar esse papel”, diz a jornalista, que não vê praticidade em ter que andar com celular, notebook e um outro aparelho para ler livros ou jornais. Para ela, a tendência é que tudo se reúna em um único aparelho.
Já Ethevaldo Siqueira, comentarista de tecnologia e informática do jornal O Estado de S. Paulo e rádio CBN, acredita que o aparelho é revolucionário. “É uma revolução que vai mudar a comunicação móvel e a imprensa escrita, além de ser ecologicamente correto. É uma ferramenta para os jornalistas. Não tenho a menor dúvida que pode ser uma boa opção para as empresas jornalísticas”.
O jornalista Tiago Cordeiro, analista de mídias sociais e blogueiro, discorda que o iPad seja uma revolução, mas vê o novo gadget com uma função importante. “É mais um passo para facilitar a leitura de jornais e livros, mas não é uma revolução para a imprensa. Um dos grandes problemas nos jornais é o custo do papel, o iPad pode ajudar, mas não resolver o problema, porque você estará vendo algo como o PDF do jornal impresso, mas as informações continuam desatualizadas”, explica.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s