Circulação de jornais cai 3,5% em 2009, aponta IVC

A crise econômica de 2009 também atingiu o mercado brasileiro de jornais. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) nesta quinta-feira (11/02), a queda foi de 3,5% no último ano, em relação a 2008. Em 2009, circularam em média 4.200.743 exemplares de jornais por dia, enquanto no ano de 2008 o volume era de 4.351.400. O instituto analisou os números de 101 títulos filiados à entidade.
Ao comparar apenas os veículos existentes em 2008 (94 jornais), a queda na circulação foi de 4,7%. Em dezembro, a redução ficou em 3%, um índice de recuperação no final do ano.
O presidente do IVC, Pedro Martins Silva, acredita que a queda é resultado da crise econômica mundial enfrentada em 2009.”O movimento que abalou vários setores da economia também afetou o segmento de jornais e o impacto foi mais forte nos primeiros seis meses de 2009. Com o arrefecimento da crise, o setor começou a recuperar-se e, em dezembro, a retração era de 2%”, explica.
Para o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), a queda já era esperada. “Sem dúvida foi decorrente da crise, basta ver o que aconteceu na indústria brasileira, com queda de 7%. Isso já era esperado”.
Pedreira acredita na recuperação do mercado e enfatizou o crescimento dos últimos anos no setor, que em 2008 chegou a 8%. “Vínhamos com um crescimento muito forte, decorrente de uma situação específica do Brasil, e pelo aumento dos jornais populares. Agora vamos nos recuperar dessa queda. É difícil imaginar que será nos mesmos níveis de antes da crise, mas vamos conseguir recuperar”, declarou.

Fonte: http://www.comunique-se.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s