Comissão especial da PEC dos Jornalistas visita ABI

Alguns membros da Comissão Especial que avalia a PEC dos Jornalistas realizaram uma visita técnica à Associação Brasileira de Imprensa (ABI) nesta quinta-feira (17/06). O relator da comissão, deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), considerou o encontro produtivo e reiterou o objetivo de apresentar o relatório daqui a duas semanas, no dia 30/06.
No encerramento da visita, Leal pediu ao presidente da ABI, Maurício Azêdo, que envie à comissão documentos referentes ao 1º Congresso Brasileiro dos Jornalistas, realizado em 1918, onde o tema da necessidade de formação do profissional de imprensa foi debatida.
“É um balizador de que há 92 anos já se discutia a necessidade de formação”, afirmou Leal.
ConsistênciaUma das principais preocupações do relator é a consistência dos argumentos que serão levados para apreciação dos deputados. Ele lembrou que os defensores da não obrigatoriedade do diploma não estão participando do debate na comissão, “mas no Plenário o contraditório pode aparecer”.
Esse também é o temor do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que citou as “pressões não republicanas, que agem de forma não transparente” no Congresso. Ele lembrou que entidades patronais foram convidadas a participar de audiências públicas, mas não compareceram. “Está faltando alguém nesse debate. Isso dificulta o nosso trabalho”.
O deputado Arolde de Oliveira (DEM-RJ) também acompanhou a visita e pediu agilidade nos trabalhos para que a proposta seja votada em primeiro turno ainda neste semestre. Antes do encontro, pelo Twitter, Oliveira divulgou sua posição: “Sou a favor”, escreveu.
Visitas agendadasPara ouvir argumentos contrários à aprovação da PEC, a comissão já agendou uma visita à Associação Nacional de Jornais e tenta marcar um encontro com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. Também está sendo estudada a realização de mais uma audiência pública, com professores de Jornalismo.
Também participaram do encontro representantes da Federação Nacional dos Jornalistas, dos Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Estado e do Município do Rio de Janeiro e da ABI.
ManifestaçãoA visita coincidiu com o aniversário da decisão do Supremo Tribunal Federal, que derrubou a obrigatoriedade de formação específica para o exercício do Jornalismo. Para marcar a data, dezenas de manifestantes se reuniram em frente à sede da ABI antes da visita.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s