Abraji organiza 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realiza o 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo entre os dias 29 e 31/07, no Anhembi-Morumbi, em São Paulo. O evento abordará técnicas investigativas, reportagem com o auxílio de computador, além de oficinas sobre cobertura de eventos esportivos, eleição, meio ambiente e crime organizado.
O encontro deve reunir mais de 500 participantes de todo o Brasil em mais de 60 palestras e 12 cursos. Jornalistas estrangeiros foram convidados especialmente para falar sobre crime organizado e técnicas de reportagem para identificar e desvendar conexões internacionais.
Presenças internacionaisLowell Bergman, ganhador do prêmio Pulitzer por reportagens sobre a indústria do tabaco nos EUA falará sobre suas investigações. A investigação de Bergman ficou conhecida no filme “O Informante”, com Al Pacino. A vinda do jornalista ao Brasil é fruto de uma parceria entre a Abraji e o Centre for Investigative Journalism (CIJ), de Londres. Bergman divirá uma mesa com Mario Cesar Carvalho, repórter especial da Folha de S. Paulo.
Outra debate discutirá a cobertura de organizações criminosas na América Latina, com Gabriel Bermúdez, da Argentina, Mabel Rehnfeldt, do Paraguai, e Judith Torrea, espanhola premiada pela cobertura do narcotráfico em Ciudad Juárez, no México.
Copa e EleiçõesO Congresso também discutirá os desafios da mídia na cobertura da Copa de 2014, com a presença de Paulo Vinícius Coelho, o PVC da ESPN Brasil, Juca Kfouri, da CBN e da Folha de S.Paulo, entre outros profissionais do jornalismo esportivo.
A eleição de 2010 será abordada por Gustavo Patu, da Folha de S. Paulo, que vai apresentar técnicas para fiscalizar programas de governo. Kennedy Alencar (Folha de S.Paulo e Rede TV!) e Alon Feuerwerker (Correio Braziliense e CNT) falam sobre cobertura política em Brasília. Fernando Rodrigues e José Roberto de Toledo (ambos da Abraji) participam de uma oficina sobre interpretação de pesquisas eleitorais.
Outra mesa discutirá a cobertura eleitoral no rádio. Em outro momento, blogueiros como Ricardo Noblat (Globo.com), Josias de Souza (Folha.com) e Bob Fernandes (Terra Magazine) debatem a cobertura política na web. Já os jornalistas Marcelo Tas (do programa CQC) e Maurício Stycer (UOL) discutem o uso de redes de relacionamento social no jornalismo.
Cobertura no Haiti e meio ambienteO encontro também reúnirá Lilia Teles, da TV Globo, e Fábio Zanini, da Folha de S.Paulo, que relatarão suas coberturas no Haiti após o terremoto de janeiro deste ano. O tema cobertura de meio ambiente também será abordado no evento, com debate de André Trigueiro, da Globo News, e de Claudio Angelo, da Folha de S. Paulo.
Jornalismo literário e biografiasO músico Lobão falará, em primeira mão, como foi o processo para fazer sua biografia. Lobão conversará sobre a obra ao lado do repórter Claudio Tognolli no painel “50 Anos a Mil: como biografar alguém vivo”. E Matinas Suzuki Jr. (Cia. das Letras), um dos mais experientes jornalistas brasileiros, estará na mesa “Jornalismo Literário – Fundamentos da Reportagem”.
Ao todo, serão mais de 15 cursos, entre eles “Reportagem com o Auxílio do Computador” (RAC), cobertura de assuntos indígenas e noções de direito para jornalistas.
Para inscrições e outras informações sobre o evento, acesse a
página do Congresso.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s