COMUNICANDO: – Facebook: Saiba como fazer uma “faxina” nos posts da sua Linha do Tempo

Nova interface de perfil da rede social permite navegação de forma muito simples pelas publicações dos usuários; mudança para novidade é obrigatória.

A Timeline (Linha do Tempo) do Facebook está chegando, você queira ou não, aos usuários do mundo todo, incluindo você. Já estou usando a nova interface há cerca de um mês, e agora tenho certeza de como me sinto sobre ela.

Pelo lado positivo, ela torna mais fácil encontrar as coisas – como eventos, posts, etc, porque você agora pode fazer buscas no seu perfil por data. Mas, por outro lado, o recurso também torna muito mais fácil para outras pessoas – amigos, estranhos, quem você quiser (ou não) – encontrarem o que quiserem no seu perfil.

Linha do Tempo “diz tudo”
Como esperado, eu postei muitas coisas – sendo que nem todas são totalmente amigáveis e/ou apropriadas para o trabalho – nos últimos oito anos em que tenho usado o Facebook. E agora todas elas estão habilmente organizadas por data.

Apesar de ser verdade que você já podia tecnicamente visualizar esses posts antes da chegada da Timeline, era um processo muito mais trabalhoso. Por exemplo, para ver meus posts de 2006, você tinha de ir até o meu perfil no Facebook, esperar pelos 20 posts mais recentes carregarem, e então clicar em “Mais publicações”…umas 500 vezes.

Mas agora é possível visualizar essas publicações ao simplesmente ir até a lateral direita do meu perfil e clicar em 2006 – e então escolher o mês que quiser. Esse acesso mais do que conveniente às minhas informações é um pouco preocupante, na minha opinião.

Por isso, veja abaixo como solucionar isso.

Deixe sua Timeline privada
O primeiro passo para a privacidade no Facebook é tornar seu perfil, ou Timeline, privado. Para fazer isso, vá até Configurações de Privacidade > Como Conectar e altere as configurações de “Quem pode publicar na sua Linha do Tempo?” e “Quem pode ver as publicações de outras pessoas na Linha do Tempo?” de “Público” para “Amigos”. Se você preferir, também pode alterar essas configurações de “Padrão” para “Somente Eu” – então você será a única pessoa a poder visualizar as publicações.

Por último, limite seus posts anteriores – que podem ter sido publicados como “públicos” na época – apenas para Amigos. Para fazer isso, vá até a opção “Limite o público para publicações passadas” e clique em “Gerenciar a visibilidade de publicações antigas”, e depois em “Limitar Publicações Passadas”. Isso vai mudar os posts antigos para “Amigos apenas”, mesmo que tiverem sido publicados originalmente como “públicos”.

Esconda publicações antigas
Essa é a terceira parte – porque leva um tempinho. Vá até sua Linha do Tempo e olhe para a direita. Haverá uma lista de anos – todos os anos em que você vem usando o Facebook e postando itens, assim como todos os anos sobre os quais você e seus amigos fizeram publicações (por exemplo, os anos em que as pessoas nasceram).

Para editar seu catálogo de informações, você precisará começar realmente do início. Clique no primeiro ano que você começou a usar o Facebook. Você verá 20 “destaques” daquele ano, assim como “quebras” de mês por mês. Primeiro você precisará clicar no lado superior direito de cada um dos posts de “destaque” e escolher “Ocultar exibição na Linha do Tempo”. Mas se você estiver realmente descontente com o conteúdo, pode selecionar a opção “Excluir Publicação”.

Uma vez que um post for “ocultado” ele não deve voltar para te assombrar – pelo menos não até o novo redesenho de interface do Facebook. No entanto, se apagar o post, fará isso para sempre (determinados posts, como início de amizades, e eventos de vida, como seu nascimento, não podem ser apagados).

Após esconder ou deletar seus posts de “destaque”, precisará clicar em cada mês e esconder ou apagar todas essas publicações. Isso levará bastante tempo, dependendo de quantas publicações você tem, mas vale o esforço. Itens ocasionais, como início de amizades, serão agrupados juntos e você terá a opção de ocultar todos juntos de uma vez.

Continue a apagar/ocultar todos os seus posts – mês a mês, ano a ano, até chegar em 2012.

Apague suas publicações da Linha do Tempo de outras pessoas
Uma vez que tiver escondido ou apagado todas as publicações da sua Linha do Tempo, é hora de seguir para fazer isso na Timeline de outras pessoas. Esse é talvez um passo mais importante do que apagar as publicações na sua Linha do Tempo, porque você não tem nenhum controle sobre como outras pessoas protegem sua privacidade no Facebook (ou não protegem).

Para remover seus posts da Timeline de outra pessoa, vá até a sua Linha do Tempo e clique em “Registro de Atividades”. Você agora pode ver todas as suas publicações – comentários, “Curtir”, e eventos – organizadas por data. Para ver apenas suas publicações, clique em “Todos” no canto superior direito e depois em “Suas Publicações”.

Sempre que escrever no mural de alguém, poderá apagar esse post – não escondê-lo, porque não está mais na sua Timeline, mas apagá-lo para que não apareça na Linha do Tempo dessa pessoa.

Boa sorte
Sim, eu sei – atualmente esse é um processo que leva muito tempo, e não há como agilizá-lo. Se você esconder vários posts de uma vez, o Facebook pode perguntar se você quer ocultar todas as publicações desse ano. Mas já cliquei nessa opção anteriormente e agora continuo vendo meus posts daquele ano aparecendo. Por isso, é melhor apenas fazer direito da primeira vez, e se livrar de cada publicação individualmente, do que escolher a saída mais fácil.

E se você tem muitas e muitas publicações de anos anteriores que não quer que as pessoas vejam, talvez seja mais simples apagar sua conta atual no site e começar outra do zero.

Senão, sugiro que passe alguns dias (ou semanas) na sua Timeline, enquanto assiste episódios antigos de “30 Rock”, “Breaking Bad” ou “Californication”, porque vai ser uma tarefa um pouco chata. E certifique-se de verificar como a sua Linha do Tempo está ficando ao clicar no botão de ferramenta e então “Ver como…” para visualizar como o seu perfil aparece para seus amigos e estranhos.

Fonte: IDGNOW
Anúncios

One thought on “COMUNICANDO: – Facebook: Saiba como fazer uma “faxina” nos posts da sua Linha do Tempo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s