COMUNICANDO: Como foi o 3ª Encontro Nacional da Pascom

O 3ª Encontro Nacional da Pascom debateu, refletiu e incentivou temas como ‘Missão e Identidade’, a elaboração e criação da PASCOM, a comunicação nas pastorais, rádio, internet entre outros.

 

 

 

 

 

 

Foram quatro seminários temáticos: Pascom na internet, em que se discutiu o webjornalismo, redes sociais e mídias convergentes; A Pascom e pastorais específicas, que refletiu sobre o diálogo com a catequese, liturgia e juventude; A Pascom no rádio; e Planejamento e captação de recursos para Pascom.

“A pastoral da comunicação é a pastoral da comunhão, do serviço, das inter-relações humanas da comunidade, uma pastoral para fortalecer a comunidade, ajudar todas as outras pastorais a agirem no contexto de cultura, religião e comunicação; dinamizar e tornar mais vivas as celebrações, para divulgar a Paróquia dentro e fora dela, para utilizar a linguagem adequada  de cada meio em todas as pastorais, levando a boa nova a todos sem distinção” Irmã Elide

Uma missa e uma videoconferência marcaram a abertura das atividades desta sexta-feira, 20 de julho, do 3º Encontro Nacional da Pascom, promovido pela CNBB no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). A missa foi presidida por dom José Moreira, bispo de Itapeva (SP) e referencial para a Comunicação no Regional Sul 1. A celebração ocorreu no auditório padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário.

Em sua homilia, o bispo enfatizou a importância de o cristão ter consciência de viver a ética em seu significado original. Após a celebração falou  por meio de videoconferência diretamente de Roma o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé, cardeal Cláudio Maria Celli.

“Para realizarmos uma comunicação eficaz, é preciso considerar um estilo de vida pessoal e institucional. A sociedade atual exige muito de nós, especialmente com seus graves problemas de justiça, da ecologia e da economia. Neste contexto, a Igreja deve anunciar a esperança. Deve comunicar o mistério do amor de Deus ao homem de hoje.; há uma dupla dimensão comunicativa: comunicamos também os nossos interesses, nosso estilo de vida. Não podemos ser ‘falsos profetas’, como diz Jesus no evangelho de Mateus. Não podemos servir a dois senhores”. (Dom Celli).

Na sexta—feira, tivemos uma mesa redonda: PASCOM: Identidade e Missão onde Rosane Borges (Profª e Dra. Da Universidade de Londrina) falou sobre os sentidos da comunicação, Pe. Manoel de Oliveira Filho (Coordenador da PASCOM na Arquidiocese de Salvador) falou sobre a fundamentação teológiva e pastoral de comunicação e Ir. Élide Fogolari (Assessora da Comisssão Episcopal Pastoral pra a comunicação da CNBB) falou sobre o que é e como se organiza a Pastoral da Comunicação; e claro durante a tarde, Kamila Mendonça que representava a Arquidiocese de Goiânia pode participar do Seminário por Interesse – Teorias da PASCOM na Internet. Neste seminário a Ir. Rosa Maria Martins Silva (Jornalista e assessora de Imprensa da CRB Nacional) falou sobre webjornalismo; Rita de Cássia Alves Oliveira (Profª. Da PUC-SP) falou sobre Redes Sociais e falando sobre Mídias Convergentes tivemos César Romero Jacob (Prof, historiador e cientista político da PUC-RJ).

Mas claro não faltou o entretenimento para os comunicadores, na noite de sexta-feira foram ao auditório da TV Aparecida, nós que participavamos do encontro tivemos a supresa de prestigiar um show com o grupo Cantores de Deus. A apresentação foi transmitida ao vivo pelas emissoras de inspiração católica e foi uma oportunidade para que pudessemos acompanhassem a realização de um programa de televisão, isso tudo proporcionado pela Rede Aparecida de Comunicação.

Depois do show, a coordenação nacional da Pascom/Brasil prestou uma homenagem à assessora da Comissão Episcopal para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari, que no último dia 1º de julho celebrou o seu jubileu de ouro de vida religiosa.

No sábado houve a realização da leitura orante da Bíblia na ótica da comunicação. Esta etapa foi conduzida pela assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, Maria Cecília Rover. O texto meditado foi o do evangelho de São João, que relata o encontro de Jesus com a Samaritana (Jo 4,1-30). Seguindo os quatros passos da meditação pelo método da lectio divina (leitura, meditação, oração e contemplação), os agentes puderam perceber os detalhes desta passagem, especialmente na perspectiva da comunicação. “Um diálogo que vai além de uma conversa a dois. Outros samaritanos também desejaram ir ao encontro de Jesus”, destacou Cecília.

Pela manhã a RIIBRA (Rede de Informática da Igreja no Brasil) participou no sábado do 3º Encontro Nacional da Pascom (Pastora da Comunicação) com padre Clóvis Melo, assessor de informática da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

A mesa redonda debateu o tema ‘PASCOM e a pessoa digital: Possibilidades e contradições’, com participações também de Ir. Joana Teresinha Puntel(Drª em Comunicação e Profª FAPCOM) falando sobre Espaço virtual: nova cultura, novas relações, e também Helen Sardenberg (Delegada da Polícia Civil Titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Rio de Janeiro) falando sobre Crimes na internet.

Os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a RIIBRA que apresentou seus objetivos e benefícios que pode oferecer para a comunicação da Igreja no Brasil.

No período da tarde aconteceu a continuação do Seminário por interesse – Teorias da Pascom na Internet, onde Nestor Rangel e Leanna Scal da WEB TV Redentor da Arquidiocese do Rio de Janeiro falaram sobre Web TV, e também participação destaque da equipe dos Jovens Conectados da CNBB falando sobre Redes Sociais, mas abrilhantando a tarde tivemos Pe. Evaldo Cesar de Souza da Rede Aparecida falando sobre Convergência Midiática.

O encerramento aconteceu com a solenidade de envio dos missionários comunicadores coordenada pela Irmã Élide Fogolari, Irmã Maria da Luz Fernandes, Irmã Celeste Ghislandi e Irmã Alba .

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s