COMUNICANDO: A importância das métricas do e-mail marketing

A análise de resultados das campanhas de e-mail marketing, quando bem feita, abre inúmeras possibilidades de se extrair o máximo de retorno de uma nova campanha de relacionamento direto.


Além da elaboração de uma campanha dentro das boas práticas de e-mail marketing, mensurar os resultados faz com que pontos importantes possam ser referências para os próximos envios. Para auxiliar nesse processo de análise das campanhas, a VIRID traz algumas dicas para utilizar essas métricas dentro da campanha de e-mail marketing.

– Taxas de abertura: É a métrica mais trivial. Ela é responsável por indicar a quantidade de usuários que abriram uma mensagem. Basicamente, a taxa de abertura será definida pelo conteúdo que a mensagem propõe e pela lista de contatos segmentada conforme o interesse do público. Desenvolver assuntos e conteúdos relevantes, testando opções até encontrar a que desperte mais interesse do público-alvo, é a melhor forma de aumentar a taxa de acerto.

– Número de cliques: Antes de qualquer coisa, é necessário apostar em links, de preferência com texto de outra cor, para chamar bastante a atenção dos usuários. Por conta do crescente número de vírus que se propagam muito rapidamente, a maioria dos usuários tem medo de clicar em qualquer e-mail. Por isso, quanto mais segura a pessoa se sentir, mais e-mails ela abrirá. Uma dica que pode mudar o resultado da campanha é variar a forma de abordagem ao convidar o contato a clicar em um link.

– Indicador de Cliques: Permite que o remetente da mensagem conheça quem clicou em cada link e torna a comunicação muito mais segmentada, uma vez que ele consegue direcionar novas mensagens baseado nos interesses dos cliques. Utilizar essa estratégia após cada envio segmenta cada vez mais as ações.

– “Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui”: Entender profundamente o que essa frase significa é uma forma indireta de compreender o que os destinatários estão querendo dizer. Pode ser que as mensagens disparadas estejam sendo muito repetitivas ou que o conteúdo esteja muito abrangente e sem foco. Analisar o retorno da ferramenta de e-mail marketing que oferece o motivo pelo qual o usuário cancelou o clique é importante para entender por que ele está deixando de receber seus envios.

– Análise dos índices de segmentação: Analisar a base de contatos de forma segmentada, considerando idade, sexo, região e interesses, auxilia muito no ajuste de campanhas conforme a necessidade da base de contatos.

Fonte: Mundo Marketing
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