COMUNICANDO: Posso ouvir músicas seculares?

Então, Posso ouvir músicas seculares sendo eu Católico? Vamos entender. Somos jovens, gostamos de música, mas não somos obrigados a escutar qualquer coisa só porque esta na “moda”. A música tem poder de criar “tribos”, de fazer com que mudemos o estilo de cabelo, que usemos roupas nada convencionais, até mesmo de estimular o uso de drogas, entre outros. Por outro lado, também tem o poder de incentivar e aumentar a fé.

Se ouço o dia todo músicas que me levam ao pecado, nem que seja em frases escondidas, fatalmente eu cairei naquele pecado mais cedo ou mais tarde.

O que ouço passa a ser influência sobre o que faço, a música influencia a alma! Nós nos tornamos naquilo que pomos para dentro de nós. O que escutamos está diretamente ligado àquilo que buscamos.

Por isso, não tem como viver uma vida santa, e continuar a ouvir uma música incoerente com o que acreditamos. O que você escuta, não pode ir contra o que você acredita, o que você busca. Se você luta pela castidade, como vai sair cantando por ai: “ai se eu te pego!”? Precisamos nos perguntar, “Afinal de contas, o que estou buscando com essas musicas? O que estou tentando preencher em mim?”

É claro que é bem difícil se livrar dessas tais músicas, Mas… “Quem não é digno de abandonar sua família não é digno de Cristo” assim podemos dizer também com a música.

Enfim, ao deixarmos de ouvir musicas mundanas renderemos bons frutos na fé!

“Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, irá recobrá-la. Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida?  Ou o que dará um homem em troca de sua vida?…” (Mateus 16,24-26)

Deixe uma Resposta

