Em junho deste ano, a Return Path divulgou a pesquisa sobre Reputação de Remetentes (Sender Score) e constatamos um fato alarmante: com pontuação média de 16, o país é um dos piores neste quesito.
Sim, ainda temos um caminho árduo para percorrer a fim de resolver os problemas com entregabilidade e reputação, mas não é algo impossível, devemos levar em consideração que mercado de email marketing ainda é relativamente novo no Brasil. Se pegarmos as médias dos clientes da Return Path, por exemplo, a diferença é grande. A pontuação chega a 84 (Brasil)! Fórmula mágica? Acredito que vá além disso.
Os Provedores de Serviços “fecharam o cerco” a fim de proteger seus clientes de spams, entre outras ameaças. Consequentemente, se você tiver uma pontuação alta, sua taxa de colocação na caixa de entrada será maior, portanto, é extremamente importante que o profissional de marketing se preocupe com suas métricas e reputação.
Aqui vão algumas dicas:
– Cadastre-se nos feedback loops com os seus ISPs. Este serviço, fornecido por quase todos os ISPs, permite saber cada vez que um destinatário marca uma de suas mensagens como “spam”.
– Periodicamente, analise as suas queixas para localizar padrões de descontentamento do assinante. Se algumas ofertas ou linhas de assunto específicas forem mal executadas, rapidamente corrija-as
Finalmente, pratique os conceitos básicos de higienização da lista. Estes incluem:
– Recolher dados bons e limpos sobre a sua base de assinantes de email.
– Remover usuários desconhecidos.
– Implementar uma estratégia de reativação para lidar com assinantes inativos.