COMUNICANDO: Anúncios no Facebook: o que é e como criar um rastreamento da conversão

Em 22 de janeiro de 2013 percebi uma nova funcionalidade nos anúncios do Facebook: a possibilidade de rastrear o comportamento de usuários depois deles clicarem em um anúncio. O “Rastreamento da Conversão” já está disponível no Power Editor e Painel de Criação de Anúncios.

O que isso significa?

A partir do rastreamento da conversão, o anunciante pode acompanhar com mais dados e informações o que as pessoas que foram impactadas pelo anúncio fizeram em seu site. Vale lembrar que o rastreamento de conversão funciona apenas para anúncios direcionados para fora do Facebook. Em linhas gerais, com este recurso você tem a possibilidade de acompanhar com mais detalhes o seu funil de vendas, desde a publicidade no Facebook até o fechamento da compra.

Segundo o Facebook, para ficar mais claro:

“O rastreamento de conversão ajuda as empresas a medirem o retorno em investimento de seus Anúncios do Facebook ao reportar as ações que as pessoas realizaram após visualizarem tais anúncios.”

Medir o Retorno Sobre o Investimento (ROI) é uma etapa extremamente importante em suas estratégias de marketing, em qualquer ambiente. A partir disso, é possível otimizar seus investimento e realizar ajustes que trarão mais retorno sobre cada real gasto. No início do ano fiz uma pequena entrevista com Dennis Yu e Jon Loomer. No post “O que o Facebook nos reserva para 2013: uma conversa com Dennis Yu e Jon Loomer” Dennis Yu apostou justamente em ferramentas mais completas para mensurar o ROI no Facebook, algo que o Facebook já começou a colocar em prática.

Como rastrear suas conversões?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o recurso, vou mostrar como é simples configurar este rastreamento em suas campanhas de Facebook Ads. O processo é muito simples e tudo o que você vai precisar é criar um pixel de conversão e inseri-lo nas páginas que deseja monitorar. Vamos lá?

1. Criar seus pixels de conversão

O Facebook define um pixel de conversão como um snipet de código que irá ser carregado sempre que um visitante executar uma conversão. Existem seis tipos de conversões diferentes:

  • Conclusões de compra;
  • Registros;
  • Leads;
  • Visualizações de página principal;
  • Adiciona ao carrinho;
  • Outras conversões do site.

A partir destas opções, é importante ter um objetivo bem claro com seus anúncios. Conversões podem ser definidas como qualquer ação que você deseja que o visitante execute em seu site. Pode ser uma compra, um cadastro, visualizações de uma página específica e assim por diante.

a. Para criar seu primeiro pixel de conversão, acesse o painel de administração de anúncios (https://www.facebook.com/ads/manage).

b. No lado esquerdo, clique em “Rastreamento da Conversão”.

c. Em seguida, no lado superior direito, clique em “Criar pixel de conversão”.

d. Agora é o momento de definir que tipo de conversão seu anúncio irá buscar. Escolha um nome para a conversão e selecione a categoria (uma das seis citadas acima) para melhor categorizá-la.

Criar-e-categorizar-pixels-de-conversão-no-Facebook-Ads

e. Depois de criar o pixel, o Facebook exibirá um código em Javascript. Copie todo o código, acesse o painel de controle do seu site ou blog e cole-o entre o <head> e </head> na página do site onde você deseja rastrear conversões.

f. Atualize a página e verifique se o código está funcionando. Se a opção “Ativo” aparecer, é que está tudo certo. Se as opções “Não verificado” ou “Inativo” aparecerem, há algo errado.

Status-dos-Pixels-de-Conversão-Ativo-inativo

Pronto, se a opção “Ativo” aparecer, você já está apto a criar seus anúncios com o recurso de rastreamento ativo e funcionando.

2. Criar anúncios

Como dito no início, o Rastreamento de Conversão só funcionará em anúncios cujo link de destino direcionar para fora do Facebook. Desta forma, ao criar um anúncio, insira a URL da landing page da sua campanha. Sobre as landing pages, sempre chamo a atenção em meus cursos que ela é uma das grandes responsáveis por aumentar as conversões de suas campanhas.

Lembre-se que a função dos anúncios é chamar a atenção das pessoas e fazê-las clicar. Não é função do anúncio vender, sua função é gerar tráfego. A função de vender é da sua landing page. Desta forma, preocupe-se muito em criar uma página atrativa e com as informações suficientes para que seu visitante execute as ações que você deseja.

a. Insira a URL da sua landing page e crie seu anúncio. (Para saber mais sobre como criar anúncios vencedores no Facebook, participe do Webinar “Facebook Ads” que ministrarei dia 12 de março).

b. Crie seu anúncio, defina segmentação e na última etapa (Campanha, preços e programação) selecione a opção “Rastrear conversões no meu site para este anúncio”.

Selecionar-o-pixel-de-conversao-na-criação-do-anúncio

c. Em seguida, escolha o pixel de conversão (aquele que você acabou de criar) para acompanhar seus resultados.

Pronto! Agora, basta aguardar seu anúncio ser aprovado, gerar cliques e acessos ao seu site para acompanhar as conversões.

3. Acompanhar as conversões

As ações executadas pelos visitantes vindo do seu anúncio serão exibidas em seu painel de gerenciamento de anúncios. Os dados ficarão disponíveis na área “Ações”, na seção “Desempenho”. Ainda não tenho nenhum dado referente ao rastreamento, pois acabei de colocar uma campanha no ar para testar. Assim que tiver os dados, atualizo o post e compartilho na fan page da .com/teúdo

Acoes-executadas-em-anuncios

Avaliar as ações em qualquer ocasião

Mesmo que suas campanhas não tenham os pixels de conversão, é EXTREMAMENTE importante acompanhar as ações que as pessoas tomaram logo após clicar em sua campanha. A partir destas informações, é possível saber com mais propriedade que tipo de comportamento e atitude os impactados estão tendo e, consequentemente, saber se o que eles estão fazendo está de acordo com seus objetivos com o anúncio. Por exemplo, não adianta ter um anúncio que o objetivo é ter muitas ações relativas a visitas ao seu site, mas apresentar muitos comentários em posts na sua página.

Mãos à obra e sucesso!

Fonte: Imasters
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