COMUNICANDO: As timelines customizáveis do Twitter

As novas timelines customizáveis (e embedáveis!) do Twitter

Na semana que passou, o Twitter lançou um recurso que permite personalizar timelines dentro do microblog. Agora você poderá arrastar e ordenar tweets para criar suas próprias linhas do tempo sobre diversos assuntos, eventos e notícias, podendo compartilhar o resultado da sua curadoria pessoal e embedá-lo em seu website.

Segundo Brian Ellin, um dos gerentes de produtos do Twitter, “seja para colecionar os melhores tweets sobre um programa de TV, seja para ajudar as pessoas a encontrar as últimas notícias sobre alguma situação em tempo real, as linhas do tempo customizadas são um lugar para seguir informações”.

A possibilidade de fazer curadoria de tweets já existia graças às famosas listas do Twitter. Entretanto, existem três limitações importantes nesse recurso já conhecido: não é possível mostrar tweets específicos de um usuário, você só consegue exibir de uma vez todos os tweets de todos os usuários classificados em uma lista e não existe a opção de fazer listas a partir de hashtags.

A novidade do Twitter permite que você escolha manualmente alguns tweets e os organize em uma lista que você queira compartilhar ou embedar em uma página web, como faz o Storify.

A princípio, as timelines customizáveis só vão existir dentro do TweetDeck, um software comprado pelo próprio Twitter que divide tweets em colunas. Outra opção é usar a API fornecida pelo microblog para criar suas próprias ferramentas e explorar a nova funcionalidade com vistas a diversos objetivos. O site jornalístico Politico, por exemplo, está usando a API para exibir automaticamente timelines só com tweets sobre a indústria da energia.

Para o Twitter, os ganhos são nítidos: as timelines personalizadas e embedáveis são mais um estímulo para que as pessoas incluam conteúdo da rede social em seus sites e blogs. Quanto mais o microblog se espalha pela web, mais público e mais publicidade acabam sendo atraídos.

Fonte: Ideas Scup

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s