COMUNICANDO: Tendências do Marketing para 2014 – inbound 3.0

InboundTodo mundo gosta de comprar mas todo mundo odeia vendedores e mensagens de marketing.

95% dos comerciais de televisão, anúncios nas revistas e banners na web são HORRÍVEIS. Mal feitos, mal produzidos, pobres de história etc etc etc.

Para fugir do ataque frontal feito diariamente por essas porcarias, as pessoas estão fugindo de tudo que tem a ver com vendas e marketing.

Por outro lado, as pessoas PRECISAM de informações para comprar, as pessoas precisam de informações para decidir. Mas as pessoas querem decidir sozinhas quando, onde e como consumir as informações necessárias para comprar.

Surgiu então alguns anos atrás o tal do “inbound marketing” – uma maneira indireta e mais elegante de fazer marketing que leva as pessoas a encontrar os vendedores e não vice-versa.

Eu faço esse tal de “inbound marketing” faz 25 anos – inclusive eu acho HORRÍVEL o nome “inbound marketing”. Esse é mais um exemplo de consultor que inventa uma droga de um nome para ganhar dinheiro com livros e palestras.

Eu não chamo que eu faço de inbound marketing, eu chamo the BIZREVOLUTION WAY OF QUEBRAR TUDO!

Em linhas gerais “inbound babaquice marketing” é sobre você criar um repositório (pode ser blog, site, etc) com conteúdo relevante que ajuda um determinado público a escolher e comprar.

Se o seu conteúdo for interessante, e realmente relevante para ajudar alguém a comprar alguma coisa, as pessoas vão te encontrar na web.

Funciona exatamente assim para mim. Por isso mesmo eu recomendo. Todos os dias milhares de pessoas descobrem a BIZ a partir de artigos, palestras, vídeos, slides e muito mais que estão indexados pelo Google, ou espalhados em redes sociais e afins.

O tal do “inbound marketing” vem bombando para quem se meteu a fazê-lo; e em 2014 a coisa toda vai ficar ainda mais sofisticada.

Mas antes, confira alguns números para fazer você pensar:

  • Inbound Marketing entrega 54% mais leads que o marketing tradicional.
  • 53% dos marketeiros encontraram novos clientes via Facebook em 2013.
  • 43% dos marketeiros encontraram novos clientes via Linkedin em 2013.
  • Empresas que tem blog geram 67% mais leads que empresas que não tem blog.
  • 55% dos marketeiros vão aumentar os seus investimentos em marketing digital em 2014.
  • Landing Pages com vídeos convertem 86% mais.

Para os marketeiros e vendedores tradicionais, inbound marketing parece perda de tempo.

Enquanto o marketing tradicional fala sobre anunciar e telefonar proativamente para os clientes, o inbound marketing fala sobre criar conteúdo, espalhar pela web e esperar o telefone tocar.

What-is-Inbound-Marketing-and-Why-do-You-Need-It

E como eu já falei, o telefone realmente toca. E quando toca você tem do outro lado da linha um cliente preparado para comprar. Quando o cliente liga para uma empresa que faz inbound marketing, ele provavelmente já leu algum artigo, já assistiu algum vídeo, já participou de alguma palestra, e já viu a demonstração do produto, ou seja, ele já conhece o que vai comprar, quanto custa e como funciona.

No Inbound Marketing as negociações de vendas são mais tranquilas e acontecem naturalmente quando tem que acontecer.

Inbound Marketing não é uma idéia nova, MAS, infelizmente, meia dúzia de empresas no Brasil fazem alguma coisa nesse sentido.

Então, por mais velha que seja essa idéia, ela ainda continua relevante, válida, e caso você resolve utilizar inbound marketing em 2014, você provavelmente será um cara super inovador e moderno no seu mercado.

Para aqueles que já usam inbound marketing de alguma maneira, a sugestão que eu dou para 2014 é a seguinte: crie conteúdo específico para as diferentes fases do processo de vendas e para os diferentes influenciadores que estão envolvidos no processo de compras.

No Inbound 3.0 VOCÊ VAI até o infuenciador onde ele estiver com a informação que ele precisa no formato que ele gosta de ler. 

95% do que se vê de “inbound marketing” é sobre e-books genéricos que apenas abrem as portas do relacionamento entre o comprador e o vendedor e levam o cliente para o site do vendedor. Ok, legal. Para quem não tem nada já é um bom começo. Mas se puder avançar, AVANCE!

É MUITO DIFÍCIL encontrar um conteúdo específico criado pela Empresa X para ser usado na hora da negociação com o Influenciador A.

Em 2014, crie conteúdo ultra relevante, ultra focado, ultra segmentado nas diferentes fases do processo de compras, e para os diferentes influenciadores.

O futuro do marketing passa por inbound marketing para ajudar o cliente a comprar.

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