COMUNICANDO:Inbound Marketing

Ações de marketing são essenciais para o seu negócio, porém, para gerar resultados eficazes para a sua empresa, é necessário atrair o cliente à sua marca ao invés de ir buscá-lo, pois o comportamento do consumidor está mudando em razão do grande número de informações que ele recebe por meio da internet.

O que está em alta é o Inbound Marketing, que veio para substituir o Outbound Marketing. Segundo a HubSpot, “Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”

Era comum as empresas atraírem a atenção de seus clientes por meio de telemarketing, mala direta, rádio, anúncios de TV, panfletos de vendas, e-mail marketing e publicidade tradicional.

Atualmente, o Inbound Marketing é feito por meio de blogs, podcasts, vídeos, livros, newsletters, white papers, SEO, marketing de mídia social, e outras formas de marketing de conteúdo.

O principal objetivo do Inbound Marketing é transformar estranhos em leads, leads em clientes e clientes em divulgadores e, para isso, existem três itens imprescindíveis : lugar, tempo e conteúdo.

Quando o cliente lê o conteúdo certo, na hora certa e no lugar certo, ele dá uma atenção muito maior a informação. A metodologia usada para isso é realizada em 4 passos: atrair, converter, fechar e encantar.

  • Atrair

Gerar tráfego qualificado é o primeiro passo para o sucesso do trabalho. O objetivo é atrair o público com perfil para se tornar um lead – e, posteriormente, um cliente. Blogs, social media, SEO e landing pages são os principais meios para atrair o consumidor com o perfil que você busca.

  • Converter

É necessário que os visitantes sejam convertidos em leads, mas é preciso ter pelo menos o e-mail desse possível cliente. Para conseguir este contato, é necessário oferecer algo em troca como um e-book, consultoria grátis ou downloads onde os clientes apenas necessitam colocar o e-mail, por exemplo. As principais práticas para converter são: calls-to-action, landing pages e formulários.

  • Fechar

Nesta fase, ocorre a transformação dos leads em consumidores. Isso se dá devido ao contato da empresa com o consumidor. Pode ser por meio de um e-mail marketing enviado quando o cliente se cadastrar para  ter acesso a um conteúdo exclusivo. Ou seja, a empresa deve nutrir a relação com esse cliente que tem um grande potencial para o consumo. Emails, workflows, lead scoring – uma metodologia usada para classificar os leads e definir qual receberá determinada abordagem – e integração com o CRM são passos adotados no processo de fechamento.

  • Encantar

As empresas fazem grandes investimentos para atrair novos clientes, mas muitas delas esquecem da importância de manter a fidelidade de quem já é consumidor da sua marca. Uma das práticas do Inbound Marketing é encantar os clientes atuais e antigos, fazendo, assim, eles se tornarem promotores da marca. As ferramentas de social media, smarts calls-to-action – o fato de não oferecer o mesmo call-to-action a um usuário que já a realizou -, emails e workflows são essenciais nesta prática.

Fonte: Navegg
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