COMUNICANDO: BENCHMARKING: ENTENDA SEU SEGMENTO PARA SAIR NA FRENTE.

Benchmarking: entenda seu segmento para sair na frente.Existem hoje várias ferramentas que trazem ao mundo corporativo oportunidades para que uma empresa alcance uma posição de destaque no mercado. Uma dessas ferramentas é o benchmarking, processo que tem sido cada vez mais usado a fim de alavancar o potencial de corporações mundo afora. Isso analisando desde material humano até gastos com infraestrutura, processos produtivos, distribuição etc. Mas será que você já conhece o benchmarking? No post de hoje você vai entender um pouco sobre esse meio de trazer vantagens competitivas para sua empresa. Confira!

A importância de acompanhar o mercado para não ficar para trás

Através do benchmarking é possível realizar análises interna e externamente, com o objetivo de estabelecer comparações entre diferentes empresas. O processo permite, ainda, buscar inspiração e referências para desenvolvimento ou criação de produtos e serviços, meios para redução de custos operacionais, implantação de processos de melhoramento etc.

Ao analisar o mercado, é possível perceber quais ações as empresas — concorrentes ou não — estão tomando e, ai sim, determinar os rumos para o seu negócio. O benchmarking possibilita que não seja necessário que você “reinvente a roda”, mas sim a melhore e acrescente diferenciais que garantirão o sucesso das suas ações.

O benchmarking em ação

Que tal usar o benchmarking para otimizar o crescimento e a melhoria constante nos processos da sua empresa? Aprenda a usar essa técnica para buscar referência e adquirir inspiração para o seu negócio. Para isso, é importante estar de olho no que a sua concorrência está fazendo, se essas ações estão dando certo, e o que é possível aprender e melhorar através dessa observação.

É importante que sua empresa analise a concorrência para identificar as capacidades e os recursos dos quais estas companhias se utilizam para obter vantagens competitivas. No entanto, é preciso ter cuidado. Comparar sim, copiar não. Use os dados como referência e inspirações para criar o mapa do sucesso para sua empresa, melhorando aquilo que já é existe.

Faça pesquisas de satisfação com seus clientes sobre os produtos e serviços oferecidos por sua empresa (e também pela concorrência). Isso permitirá ter uma ideia sobre como sua empresa tem sido percebida e possibilitará que você melhore o que puder ser melhorado.

O monitoramento de redes sociais certamente será um diferencial nessa missão. Monitorando o segmento e os concorrentes é possível avaliar opiniões espontâneas emitidas pelos consumidores em tempo real. Uma informação valiosa para a definição de estratégias!

Referências de sucesso

Em um artigo publicado pela revista norte-americana Forbes foram enumerados diversos exemplos de empresas que usaram o conceito de benchmarking buscando na indústria e mesmo na natureza, referências para produtos e serviços.

Um exemplo é o Pinterest, plataforma de sucesso para compartilhamento de imagens cujo advento se deve à inspiração de seu criador no aspecto visual da coleção de insetos que montou em sua infância.

Outro é o da Johnson & Johnson. A companhia criou um item utilizado em cirurgias para redução do sangramento por meio de pesquisas feitas por uma equipe multidisciplinar de benchmarking que analisou produtos como grampos de cabelos e clips usados em escritórios.

A Accenture, conglomerado multinacional, durante processo de planejamento de abertura de uma nova sede global coleta dados de outras empresas já instaladas no país para ajustar gastos de forma estratégica, dentre outras ações.

Uma poderosa ferramenta

O benchmarking é um recurso extraordinário para corporações que buscam atingir uma alta performance no mercado, que fica cada vez mais competitivo. Com dados tão importantes em mãos, é possível avaliar o crescimento e sucesso da sua empresa. Em meio a uma concorrência tão acirrada, passam na frente aqueles que aproveitam as oportunidades e recursos disponíveis para se posicionar entre os melhores.

E então, você vai ficar só assistindo? Entre em cena, já e instaure o benchmarking na sua empresa! Se você ainda tem alguma dúvida ou sugestão conte pra nós através dos comentários!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s